Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Atividades de Leitura e Escrita -Livro Maria vai com as outras de Sylvia Orthof.


PACTO PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA

Alfabetiza letrando é ensinar a ler e escrever o mundo, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social.


PROFESSORAS: SIMARA CARNEIRO E CLEIDIANE LIMA


PLANO DE AULA (2013)


Conteúdos: Leitura e escrita de frases.

TEMA: História “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthof.





















Objetivo:
  •  Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  •  Estimular a criatividade e o imaginário.
  • Análise fonológica e estrutural das palavras: composição de sílabas.
  • Escrita espontânea de frase.


Desenvolvimento:

I-             TEMPO PARA GOSTAR DE LER

Como início da aula, sentamos ao chão da sala e conversamos com a turma para facilitar o trabalho a ser desenvolvido com do livro “Maria  vai com as outras”, Esse foi também o momento para breve relato do título do livro, autor(a) e ilustrador(a).

II-           RODA DE LEITURA

·     Foi realizada a leitura em voz alta do livro
MARIA VAI COM AS  OUTRAS  por um aluno da turma.
·     Após a leitura,  instigamos os alunos sobre as atitudes de Maria com questionamentos:
  •       Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?
  •       O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?
  •       Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

III-         LENDO E COMPREENDENDO

Esse foi um momento muito prazeroso. Entregamos  atividade de leitura e escrita para cada aluno, solicitamos a leitura individual do trecho da história. Depois, realizamos no quadro a  análise estrutural e fonológica da palavra Maria, pedimos que a encontrasse no trecho e a destacassem. Em seguida, as crianças puderam manusear o alfabeto móvel, encontrar as letras que forma a palavra e montar na própria atividade.

IV-        ESCREVENDO DO SEU JEITO
Nesse tempo, solicitamos as crianças que analisassem algumas imagens voltada a história e produzissem do seu jeito, frases diferente do texto. Aqui pudemos avaliar o desenvolvimento da escrita de cada crianças.

 “(...) por trás da mão que pega no lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
Emília Ferreiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário