PACTO
PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetiza
letrando é ensinar a ler e escrever o mundo, ou seja, no contexto das práticas
sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno
social.
PROFESSORAS:
SIMARA CARNEIRO E CLEIDIANE LIMA
PLANO
DE AULA (2013)
Conteúdos: Leitura e escrita
de frases.
TEMA:
História “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthof.
Objetivo:
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Análise fonológica e estrutural das palavras: composição de sílabas.
- Escrita espontânea de frase.
Desenvolvimento:
I-
TEMPO PARA GOSTAR DE LER
Como início da aula, sentamos ao chão da sala e
conversamos com a turma para facilitar o trabalho a ser desenvolvido com do
livro “Maria vai com as outras”, Esse
foi também o momento para breve relato do título do livro, autor(a) e
ilustrador(a).
II-
RODA DE LEITURA
· Foi
realizada a leitura em voz alta do livro
MARIA VAI COM AS OUTRAS por um aluno da turma.
MARIA VAI COM AS OUTRAS por um aluno da turma.
· Após
a leitura, instigamos os alunos sobre as
atitudes de Maria com questionamentos:
- Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?
- O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?
- Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?
III-
LENDO E COMPREENDENDO
Esse foi
um momento muito prazeroso. Entregamos
atividade de leitura e escrita para cada aluno, solicitamos a leitura individual
do trecho da história. Depois, realizamos no quadro a análise estrutural e fonológica da palavra
Maria, pedimos que a encontrasse no trecho e a destacassem. Em seguida, as
crianças puderam manusear o alfabeto móvel, encontrar as letras que forma a
palavra e montar na própria atividade.
IV-
ESCREVENDO DO SEU JEITO
Nesse
tempo, solicitamos as crianças que analisassem algumas imagens voltada a
história e produzissem do seu jeito, frases diferente do texto. Aqui pudemos
avaliar o desenvolvimento da escrita de cada crianças.
“(...) por trás da mão que pega no lápis, dos
olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
Emília Ferreiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário